A Câmara Municipal de Montes Claros reconheceu o advogado Nestor Rodrigues como cidadão Benemérito da cidade. O título é concedido a pessoas que nasceram ou não no Município, e que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade por meio dos seus feitos.
O discurso do advogado trouxe suas inspirações literárias, como Guimarães Rosa. Além disso, referenciou pessoas querida por ele, gerando muita emoção aos presentes: seus colegas, amigos e familiares. Segue o discurso na íntegra:
"Prezados e Prezadas,
Sinto-me imensamente honrado e feliz por estar aqui hoje, recebendo o Título de Cidadão Benemérito da minha amada cidade de Montes Claros. Foi uma grande alegria que me acometeu ao ser contemplado por tal honraria. Não poderia fugir, assim, de início, ao agradecimento bem mais do que formal à Câmara Municipal e aos vereadores que votaram em meu nome para receber tal honraria.
Exmo. Presidente desta casa do povo e amigo Junior Martins, aqui rendo minhas homenagens de público, Excelentíssimos vereadores e vereadoras, aqui presentes.
Consigno, em especial, minha gratidão ao ex-vereador Dr. João Paulo Bispo, o responsável direto pelo título com que fui agraciado, com toda sua altiveza e sapiência me conferiu tamanha honraria.
Inicio novamente agradecendo a minha amada mãe pelos ensinamentos e esforço para me fazer crescer, educar e prover da melhor forma possível, aos meus irmãos aqui presentes Maísa, Alik, Farley, “Petrônio” que também foram e são exemplos a serem seguidos, tenham certeza que o meu olhar sempre foi para seus passos, homenageio ainda minhas duas amadas sobrinhas Eduarda e Giovana, que as tenho como filhas de tamanho amor, hoje ambas nos enche de orgulho.
Cumprimento ainda a minha maravilhosa e muito amada esposa, Franciane Freitas, pessoa que sempre estar ao meu lado, minha parceira de sempre, pessoa que ensinou e ensina diariamente o sinônimo de amor e cumplicidade, com seu jeito espontâneo, brava e com uma benevolência invejável me encantou, e me faz te escolher e amar diariamente, que ainda me outorgou a alegria de me tornar padrasto de duas maravilhosas enteadas que tenho muito orgulho e preocupação com as duas.
Receber tal comenda é a consolidação e reconhecimento pelo meu amor e trabalho por esta cidade, logo cedo comecei minha caminhada em busca de um lugar ao sol, como o hino de Montes Claros eu também “Nascestes protegido pela Cruz”
Vejamos:
Sou o mais novo de sete irmãos, hoje pareço ser o mais velho; nasci em 26.04.1982 no bairro Santa Rita, onde tive uma infância hoje inexistente, local onde frequento e conservo todos os amigos de infância, iniciei minha vida estudantil na Escola Estadual Gonçalves Chaves, onde passei por uma infância magnifica, com saudades arraigadas, depois fui para o colégio Tiradentes da Policia Militar que tenho memoráveis histórias, momentos esplendorosos, talvez seja o dos melhores momentos em minha vida, se é que existe alguma maneira de ponderar quando foi melhor momento em uma vida como a minha, uma vida de vitorias, garra e desejo incontrolável de crescer e poder fazer sempre mais por todos, vivo intensamente, sou hiperativo, para mim o presente é uma corda bamba do tempo, o presente não existe, o que acabo de dizer já passou e se tornou passado, com isso sempre fui um sonhador e otimista incondicional, a agulha da minha bussola só aponta para meu futuro, para frente, trabalhei, estudei, me formei em direito e desde então venho incansavelmente lutando por um mundo mais digno e com total respeito aos direitos humanos, buscando incontrolavelmente algo chamado JUSTIÇA, e confesso que a cada dia vejo essa tal de justiça mais longe, mas nada que me desanime, ou melhor talvez seja o meu combustível, para continuar lutando, já dizia o mineiro Guimarães Rosa no livro grande sertão veredas “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”
Não me recordo de derrotas, até porque se houve não faço questão de chama-las de vitória, porque não deixa de ser um aprendizado, e certamente precisava de tal para cumprir alguma fase/ciclo da vida.
Eu sei que não é fácil sustentar esse caminho. Atravessar as pontes que existem dentro de cada um de nós, é andar um pouco bambo até aprender a se sentir seguro dentro de si e assim ser possível, dar passos mais firmes.
Há pessoas que querem chegar do outro lado da ponte, sem antes suportar a angústia da travessia.
A travessia requer coragem e auto responsabilização percorrer às pontes que conduzem para outros lugares. Não saberemos o que terá do outro lado se não houver a sustentação da escolha e coragem do desabrochar do infortúnio.
Tive uma caminhada não diferente da grande maioria, com muita luta e agruras, o que me fizeram ainda mais forte para os percalços da vida, e repito, se é que posso dizer que enfrentei percalços, pois sempre tive a mão divina em minha vida, onde sempre me guiou para caminhos vastos e honrosos, e até quando encontrei algo “estranho” descobri ao final que era mais um ensinamento para o meu crescimento, fazia parte da minha vitória.
Ao longo desta caminhada encontrei grandes amigos, vivi momentos memoráveis, fui estudar em Uberaba, voltei para Montes Claros, convivi com pessoas de todo país e desenvolvi a habilidade de poder estar sempre com todos, não deixando de lado meu jeito e comportamento, político, as vezes ousado, até inconveniente mas sempre com fito de agregar, de somar ou multiplicar.
Sou sempre organizado e cheio de mania de perfeição, talvez seja porque sempre que me dispôs a fazer algo, sempre exigir de mim a excelência.
Ao preparar este discurso, me veio à cabeça a curiosidade de descobrir o significado do meu nome, dado a tantas boas lembranças que surgiram, ao pesquisar descobrir que NESTOR, tem origem grega, significa aquele que abençoa, ou ainda aquele que regressa, isto é fato, trabalho em vários estados da federação, mas sempre regresso para meu lar, para minha terra, minha Montes Claros, me intitulo um homem do mundo, um conquistador, mas sempre com minhas raízes e princípios a frente.
Descobrir ainda, que Nestor não tem medo de enfrentar a vida, e correr atrás dos seus desejos e seus anseios. Nestor é uma pessoa que costuma se concentrar para fazer tudo o que se propõe de forma bem feita, um líder, corajoso, pioneiro e independente, Nestor também tem defeitos, e quem não tem? um deles é agir de vez em quando de forma combativa, intempestiva, explosiva.
Amo ficar em casa, não faço uso de bebida alcoólica, sou “inimigo” da noite, e amo ficar em casa novamente, este é meu maior prazer.
Este sou eu.
Todo esse processo, mesmo com algumas pequenas adversidades, me trouxeram um sentimento recompensador, pois me mostrou algo que já estava evidente, mas que eu ainda não tinha constatado por completo: que me movimentar e sair da minha zona de conforto é minha característica por essência é importante e necessário fazer da vida um movimento constante de tornar-se o que se deseja ser.
Afinal, a vida pede e pode mais."
Ao final, o homenageado citou o saudoso e também nascido em Montes Claros, Darcy Ribeiro: “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”.
Dr Nestor e sua mãe, Djanira
Комментарии